No fim do mês tem Black Friday e nesse mar de promoções “únicas e imperdíveis” é preciso ter muito cuidado para não gastar como se não houvesse amanhã (pois haverá) e acabar morrendo afogado. A questão é como surfar a onda da vez, aproveitando as promoções para fazer compras inteligentes, mas não se deixar levar pelo canto da sereia.
Bem, e se tem alguém que sabe como lidar com a sedução das sereias, essa pessoa é Ulisses.
Reza a lenda que Ulisses, na sua viagem de volta para casa, teria de passar pela famosa ilha das sereias, cujo canto irresistível seduzia os marinheiros, que acabavam se lançando ao mar e morrendo afogados.
Ulisses queria ouvir o seu canto, mas sabia dos riscos, então, teve uma ideia: colocar cera nos ouvidos dos seus remeiros e se amarrar ao mastro do navio. A tripulação se protegeria do canto e ele de se lançar ao mar.
A Black Friday pode ser tua sereia.
As promoções, a sensação de urgência, a impressão de estar diante de uma oportunidade imperdível e o efeito manada podem ser tão sedutores e hipnóticos que você acabe se jogando no mar e naufragando.
Isso significa que você deve fugir da Black Friday? Não.
Assim como Ulisses, você vai atravessar esse mar de anúncios e promoções que a internet vai se tornar (e, de muitas formas, já é), o importante é você ter clareza e uma boa estratégia para tirar o melhor da situação: curtir as sereias, mas não morrer por elas.
Nesse sentido, algumas dicas de organização financeira são essenciais:
Saiba o que você realmente quer ou precisa e quanto você tem: o objetivo da propaganda é gerar desejo, e todos estamos suscetíveis às estratégias cada vez mais subliminares do marketing. Se você não souber claramente o que quer, facilmente vai gastar o $ que não tem com coisas que não são importantes. Faça uma lista!
Atenção com a influência social: somos reféns do chamado viés da “prova social”, o padrão do ser humano de seguir a orientação/comportamento de terceiros. Então muita atenção com a influência de familiares, amigos e pessoas na internet, esse viés é inconsciente.
Lembre-se que o mundo não vai acabar: a Black Friday joga com a sensação de escassez - uma grande promoção que em breve vai acabar. A sensação de ter pouco tempo para tomar uma grande decisão. Aqui, vale mencionar que nem sempre os preços são tão promocionais assim (tem até nome pra isso, Black Fraude) e mesmo se forem, não significa que você tem que comprar.
Muitas outras estratégias seriam bem-vindas e eficientes, mas a gente queria fechar com uma provocação da Psicologia do Dinheiro:
A forma como gastamos nosso dinheiro é um espelho do nosso mundo interno. Às vezes compramos procurando liberdade, ajudamos os outros querendo amor, acumulamos muito dinheiro procurando segurança ou gastamos impulsivamente porque nos sentimos culpados.
Nessa Black Friday, se pergunte: o que minhas compras têm a dizer sobre o que eu realmente quero e preciso?
Exercite um lugar de não julgamentos, a ideia não é se sentir culpado, é se fazer consciente.
Com essas sereias (as vozes que cantam de dentro de você), não precisa ter medo.
📍Psi, essa é para você
A gente sabe como ainda faltam ferramentas que nos auxiliem na abordagem das questões financeiras no consultório.
Identificamos os problemas, conseguimos elaborar algumas hipóteses, mas seguir com o processo pode ser difícil.
No Aprimoramento em Psicologia do Dinheiro trazemos várias dessas ferramentas e hoje queremos compartilhar uma delas: o Klontz Money Script Inventory (KMSI-R)
Nas palavras dos Klontz: "O KMSI-R foi projetado para medir crenças de dinheiro, oferece às pessoas uma visão sobre suas próprias crenças, que muitas vezes estão fora da consciência" (em A mente acima do dinheiro: O impacto das emoções em sua vida financeira).
O KMSI-R sintetiza 4 perfis financeiros e é bem útil na hora de compreender as crenças que estruturam o comportamentos financeiros do seu cliente. Vai trazer mais clareza para você conduzir o processo.
É possível fazer o teste para identificar seu "script financeiro" no site do Brad Klontz (em inglês), mas de qualquer forma, saber que existem essas 4 grandes personalidades já é uma mão na roda.
Ah, e vale pontuar que esse inventário não foi validado no Brasil, mas ainda assim é uma ferramenta interessante.
→ No nosso Grupo de WhatsApp para psicólogos falamos sobre outras ferramentas e sempre movimentamos reflexões e provocações sobre a abordagem de questões financeiras. O grupo é gratuito, exclusivo para psis e você pode entrar clicando aqui →. Bem-vindo!